quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Goiás e Palmeiras iniciam decisão para salvar o ano de um dos times

Após fracassos na temporada, alviverdes goiano e paulista fazem o primeiro duelo da semifinal da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, em Goiânia
Por Carolina Elustondo e Tiago Leme
Goiânia e São Paulo

imprimir
Goiás e Palmeiras apostam todas as suas fichas para salvar o ano de 2010 na Copa Sul-Americana. Apenas o título - e a consequente vaga na Libertadores -, pode fazer com que os clubes terminem o ano de maneira positiva, após uma série de decepções. No entanto, apenas uma das equipes terá a chance de brigar pela taça internacional na decisão contra LDU-EQU ou Independiente-ARG. O duelo de ida da semifinal entre os brasileiros, encarado como o jogo da vida por ambos, é nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no estádio Serra Dourada.


Rafael Moura e Kleber são as principais armas ofensivas de Goiás e Palmeiras no duelo (Foto: Ag. Estado)Goianos e paulistas fracassaram nos Estaduais, na Copa do Brasil e em seus objetivos no Campeonato Brasileiro nesta temporada. Com poucas chances de escapar do rebaixamento para a Série B, o Goiás esqueceu o nacional e decidiu escalar força máxima na Sul-Americana para tentar supreender o time de Luiz Felipe Scolari. O atacante Rafael Moura, artilheiro do torneio com seis gols marcados, é a principal esperança do técnico Artur Neto.

O Palmeiras também abriu mão da competição nacional ao perceber que a vaga na Libertadores por aquele caminho estava mais difícil. Com isso, Felipão e os jogadores passaram a priorizar o mata-mata continental. Sem Valdivia, machucado, o substituto Lincoln, Kleber e Marcos Assunção, além do espírito copeiro de Scolari, são os trunfos paulistas no duelo decisivo.

O jogo terá um trio de arbitragem brasileiro. Evandro Rogério Roman apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz e Márcio Santiago. A TV Globo transmite a partida para os estados de RS, SC, PR, SP, ES, GO, DF e as cidades de Recife/PE, Caruaru/PE, Resende/RJ, Juiz de Fora/MG, Uberlândia/MG, Ituiutaba/MG e Araxá/MG, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do jogo em Tempo Real, com vídeos.



Goiás: Perto de ser rebaixado no Brasileiro, o time se agarra à possibilidade de ser campeão internacional e dar à torcida a alegria de disputar a Taça Libertadores de 2011. O objetivo é conseguir vencer este primeiro jogo em casa sem sofrer gols, para não chegar ao segundo duelo em desvantagem.

Palmeiras: com poucas chances de conseguir a classificação para a Taça Libertadores via Brasileirão, o Palmeiras abriu mão do torneio nacional. Com isso, a prioridade total do clube é o título da Copa Sul-Americana para garantir a vaga na principal competição do continente no próximo ano.



Goiás: Artur Neto deixou dúvidas na escalação. Com Carlos Alberto e Jones no departamento médico, ele aguarda a avaliação da dupla pouco antes do jogo para definir a equipe. Mas Rafael Toloi deve mesmo voltar à zaga, e Felipe tem grandes chances de ser escalado no ataque. O Goiás deve ir a campo com: Harlei, Rafael Toloi, Ernando e Marcão; Douglas, Amaral, Jonílson (Carlos Alberto), Marcelo Costa e Wellington Saci; Felipe (Jones) e Rafael Moura..

Palmeiras: Sem Valdivia, machucado, Felipão vai escalar o meia Lincoln como o principal armador da equipe. O Palmeiras vai a campo com a força máxima disponível: Deola; Márcio Araújo, Danilo, Maurício Ramos e Gabriel Silva; Edinho, Marcos Assunção, Tinga e Lincoln; Luan e Kleber.



Goiás: Wellington Monteiro segue em recuperação de uma lesão na coxa e novamente desfalca o time.

Palmeiras: o meia Valdivia, com uma lesão muscular na coxa esquerda, é o principal desfalque do Verdão. O chileno só deve voltar a atuar em 2011. O goleiro Marcos, que ainda sente dores após machucar o joelho, segue fora da equipe. Já o meio-campista reserva Rivaldo não foi relacionado para o jogo devido a um problema muscular na coxa.



Goiás: Em grande fase, Rafael Moura é o principal destaque do Goiás nesta Copa Sul-Americana. o atacante já é o maior artilheiro brasileiro da competição, com oito gols (seis nesta edição) e, no domingo, foi o autor do gol que pelo menos garantiu o empate do time diante do Fluminense por 1 a 1, pelo Brasileiro. Ele marcou primeiro, mas o time carioca empatou com Conca, de pênalti. Os companheiros confiam na pontaria do He-Man para garantir a vitória em casa.

Palmeiras: Com a ausência do meia Valdivia, o atacante Kleber é a principal esperança dos palmeirenses para decidir a partida em uma jogada individual ou em um lance de genialidade.





Artur Neto (técnico do Goiás): "Hoje no mata-mata temos necessidade de fazer gols e de preferência não tomar. Essa é a regra, e vamos em busca disso. O Palmeiras tem grandes jogadores e um excelente treinador. Temos que cuidar do Palmeiras e vencer o jogo".

Luiz Felipe Scolari (técnico do Palmeiras): "O 0 a 0 não é um resultado que nos serve, porque a medida que você faz gols a possibilidade aumenta dentro da sua casa. Então, temos que sair para o jogo também. Paciência e inteligência fazem parte do jogo".





* Nas fases anteriores da Copa Sul-Americana, o Goiás passou por Grêmio, Peñarol e Avaí. Foram três vitórias, dois empates e uma derrota, com nove gols a favor e seis contra. Jogando como mandante, o time goiano tem uma vitória e dois empates, com quatro gols marcados e três sofridos.

* Já o Palmeiras eliminou Vitória, Universitario de Sucre-BOL e Atlético-MG. O Verdão tem quatro vitórias, um empate e uma derrota nos seis jogos disputados pela Sul-Americana deste ano, com dez gols marcados e quatro sofridos. Fora de casa, os palmeirenses venceram uma vez, empataram uma e perderam também uma, tendo feito dois gols e sofrido três.



Palmeiras e Goiás se enfrentaram pela última vez no Brasileiro deste ano, e faz pouco tempo. O encontro foi no dia 30 de outubro, na Arera Barueri, em São Paulo, e o anfitrião venceu por 3 a 2.

Tinga abriu o placar para o Palmeiras, e a bola ainda desviou em Rafael Toloi antes de entrar. O segundo gol palmeirense só veio aos 35 minutos do segundo tempo, com Márcio Araújo. O visitante, que tinha crescido na segunda etapa, descontou com Jones. Mas Dinei ampliou para os paulistas. Restou ao Esmeraldino diminuir com Everton Santos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial