domingo, 26 de dezembro de 2010

Técnico do Vitória no NBB, Ênio Vecchi assume a seleção feminina

Treinador substitui o espanhol Carlos Colinas. Primeiro desafio será o Pré-Olímpico das Américas, em setembro, na Colômbia. Depois, o Pan

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
imprimir
basquete Ênio Angelo Vecchi treinador brasil femininoÊnio Angelo Vecchi, novo treinador da seleção
(Foto: Divulgação / CBB)

Dez dias depois de dispensar oficialmente o espanhol Carlos Colinas, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou neste domingo que Ênio Vecchi é o novo técnico da seleção feminina. O contrato dele vai até 2012, e o primeiro desafio é o Torneio Pré-Olímpico das Américas, de 24 de setembro a 1º de outubro, em Neiva, na Colômbia. Depois, os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, de 14 a 30 de outubro. Será a primeira vez que ele comandará um time feminino.

Treinador do Vitória, Ênio seguirá na equipe até o fim da temporada do Novo Basquete Brasil (NBB). O time está na penúltima colocação, com uma vitória em oito jogos.

Ênio foi técnico da seleção masculina adulta em 1993 e em 1994. No primeiro ano, ganhou o Sul-Americano, título que conquistou outras cinco vezes, em outras categorias: sub-22 (1994 e 1996), sub-21 (2000), juvenil (1992) e cadete (1991). Foi bronze no Mundial Sub-22 de 1993. No ano seguinte, com o time adulto, foi 11º no Mundial do Canadá.

- É um orgulho e uma honra para qualquer um comandar uma seleção do Brasil. Estou muito feliz com o convite e tenho certeza de que será um grande desafio, provavelmente o maior da minha vida. A minha expectativa é contribuir com a seleção e me sinto preparado para isso. É claro que como é a primeira vez que assumo um time feminino tenho muito para aprender com a questão do relacionamento pessoal, mas não acredito que teremos problemas no aspecto físico e técnico. Estou muito contente também com a oportunidade de trabalhar ao lado da Janeth e acredito no sucesso do nosso trabalho. Observar as jovens do Brasil e fortificar a base do país na modalidade também faz parte desse projeto que tem tudo para dar certo - disse.

Vecchi entra na posição deixada por Carlos Colinas, que tinha assumido a seleção em março deste ano e comandado a equipe no Mundial da República Tcheca, onde o Brasil ficou em nono. A situação do espanhol estava incerta desde o início de outubro, quando seu contrato terminou. O treinador se recusou a vir para o Brasil em função da família, que mora na Europa, e foi dispensado pela CBB no dia 16, após uma reunião entre coordenadores de equipes, direção e presidência.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial